quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cepuerj defende-se das críticas quanto à organizaçãoi do concurso da Defesenria Pública - RJ




Em virtude das reclamações referentes ao concurso para técnico médio da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, cujas provas foram aplicadas no último dia 12, o Centro de Produção da Uerj (Cepuerj), organizador da seleção, publicou uma nota de esclarecimento, nesta terça, dia 19, na qual comentou as recentes denúncias que vêm sendo veiculadas pela imprensa.
A instituição esclareceu que a avaliação do cargo de técnico médio de defensoria, aplicada no último dia 12, transcorreu normalmente, tendo em vista que foi cercada de cuidados. "O Cepuerj adotou as medidas de segurança previstas para concursos dessa magnitude e deu pronta solução a ocorrências pontuais. Aquelas que mereceram registro foram anotadas em atas assinadas por fiscais, coordenadores de locais e candidatos testemunhas. Não houve uma ocorrência que ameaçasse a integridade do concurso", alega o Cepuerj.

De acordo com o organizador, todos foram orientados a colocar objetos como celulares, relógios digitais e calculadoras em sacos plásticos que eram devidamente lacrados, assim permanecendo durante o decorrer do exame. Quanto às críticas referentes aos lacres dos sacos de provas, o Cepuerj explicou que "cada malote foi aberto na presença de três candidatos, além de coordenadores, que assinaram a ata e confirmaram que os malotes estavam sem sinais de violação".
Ainda segundo a nota do Cepuerj, apenas uma ocorrência foi relatada em ata. "Um saco de prova que se encontrava rasgado pelo transporte do malote, porém os fiscais e candidatos que assinaram a ata constataram que o saco não fora violado. Mesmo assim, a coordenação do local substituiu o saco rasgado por outro lacrado", explicou.
O organizador terminou a nota registrando sua atuação com transparência na área de concursos públicos. "O Centro de Produção da Uerj atua na área de concursos públicos e processos seletivos há 21 anos, com total transparência, prestando seus serviços para órgãos públicos e privados, primando sempre pela qualidade e legalidade, sem qualquer ocorrência, durante todos esses anos, que desabone sua conduta", completou.
A instituição não fez menção às provas de técnico superior jurídico, aplicadas no domingo, 10 de outubro. Embora a nota oficial também não fale sobre a utilização de questões de outros concursos, na última segunda, dia 18, a coordenadora de Concursos e Processos Seletivos do Cepuerj, Márcia Caoduro, quando questionada sobre o assunto (as questões nº39 e nº51 na prova de técnico médio de defensoria foram igual às da avaliação para juiz do TRT-RJ, realizado este ano), garantiu à FOLHA DIRIGIDA que, caso seja comprovada a cópia, as questões serão anuladas.
"Eu vi alguns comentários a respeito desse assunto, mas não sabia quais eram as questões a que os candidatos estavam se referindo. Agora, com os números das questões em mãos, vou averiguar junto à banca. Caso tenham sido mesmo copiadas, sem dúvida serão anuladas. Além disso, o professor que copiou a questão, seja ele quem quer que seja, será penalizado, afinal ele foi pago para elaborar questões inéditas", adiantou.
A questão nº39 do Cepuerj refere-se à nº19 do exame de juiz do trabalho substituto da 1ª Região, feita este ano. Já a questão nº51 condiz com a nº9 da mesma avaliação de juiz. A nota oficial também não faz menção ao fato de que outras 11 questões são passíveis de anulação, na visão do professor Carlos Eduardo Guerra, diretor do curso Guerra de Moares, por estarem fora do programa ou apresentarem incorreções. No entanto, o Cepuerj explica que os recursos contra os gabaritos serão aceitos até esta quarta, dia 20, às 19h.
O candidato deve preencher o formulário, disponível no site do Cepuerj (organizador), e imprimir o boleto bancário. Vale ressaltar que, independente do número de questões, a taxa recursal tem valor único de R$30. O pagamento deve ser feito em qualquer banco, nos caixas eletrônicos ou nos serviços bancários na internet, até a data de vencimento. A alternativa para aqueles que não têm acesso à internet é comparecer, entre 10h e 17h, na Uerj, no Maracanã.
O recurso deve ser unitário por questão, constando a indicação precisa daquilo em que o candidato se julgar prejudicado. O candidato deverá fundamentar o pedido utilizando as referências bibliográficas sugeridas no anexo I, com indicação obrigatória do título da referência, do capítulo e da página onde o item pode é encontrado. O resultado dos recursos está previsto para sair no dia 12 de novembro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br